Bem-vindo

Saudações! É com grande satisfação que anunciamos a realização do Congresso Nacional de Direito do Trabalho e Processual do Trabalho de 2022. Depois de dois anos de pandemia da covid-19 que culminaram em duas edições virtuais do evento, estamos adotando o formato híbrido, ou seja presencial e telepresencial, com todos os cuidados que o período ainda exige. Temos novidades! Pela primeira vez, o conclave ocupará um amplo espaço, o Expo Dom Pedro, nas dependências do Shopping Dom Pedro em Campinas/SP, um local de fácil acesso, cercado por grandes rodovias e uma excelente infraestrutura.  
A crise sanitária sem precedentes na história impôs o isolamento social e nos fez valorizar a importância dos recursos tecnológicos e da pesquisa científica. Sem eles não teríamos superado o período pandêmico. Amparado pela telemática, o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, assim como toda a Justiça do Trabalho, não mediu esforços para garantir a continuidade da prestação jurisdicional de qualidade, obedecendo a rígidos protocolos de biossegurança. Em razão disso, o tema central da 22ª Edição é o trabalho e tecnologia no pós-pandemia. Como nos outros conclaves, reflexões sempre atuais e pertinentes acerca do mundo do trabalho e do direito do trabalho serão  debatidas por especialistas renomados.
Tal qual vivenciamos em nosso cotidiano laboral, a pandemia acelerou um processo que já vinha sendo sedimentado a passos largos no mundo do trabalho: a Revolução 4.0 e a internet das coisas. Durante os dias 18 e 19 de agosto, abordaremos os princípios do direito do trabalho frente às novas tecnologias, o trabalho nas plataformas digitais, provas digitais e outros temas relacionados, como escravizados digitais e infoproletários. 
O congresso será composto por duas conferências e seis painéis ao longo dos dois dias. Complementam o rol de assuntos o ressurgimento do movimento sindical, a existência humana e o trabalho, o escravismo negro e as cotas raciais, os cuidados com a saúde do trabalhador no período pós-pandêmico, suas sequelas e desafios, as repercussões jurídicas, a aprendizagem social na Indústria 4.0 e a solidariedade na era digital no pós-pandemia.  
É com imensa alegria que convido magistrados, advogados, procuradores, juristas, sindicalistas, servidores, operadores do Direito, professores, estudantes e demais interessados para a participação no 22º Congresso Nacional de Direito do Trabalho e Processual do Trabalho. 
O conhecimento nos dignifica. O conhecimento nos torna pessoas melhores! 
Que possamos aproveitar essa grande oportunidade de aprimoramento técnico. 
Um ótimo congresso para todos!

Ana Amarylis Vivacqua de Oliveira Gulla
Desembargadora Presidente do TRT da 15ª Região