Sobre

 

Breve História sobre o nosso Congresso

 

Realizado desde 1999, o Congresso Nacional de Direito do Trabalho e Processual do Trabalho do TRT da 15ª Região consolidou-se como um dos mais importantes espaços de debate jurídico no país. Ao longo de mais de duas décadas, juristas e doutrinadores como Amauri Mascaro Nascimento, Arnaldo Lopes Süssekind, José Joaquim Gomes Canotilho e Miguel Reale, entre tantos outros, dialogaram com dezenas de milhares de advogados, magistrados, procuradores, servidores, representantes sindicais, empregadores e estudantes.

 

Inicialmente, o Congresso do TRT-15 foi realizado no Teatro José de Castro Mendes, em Campinas. Apenas em 2008, na 8ª edição, o Congresso migrou para o Teatro Municipal de Paulínia, onde passou a receber anualmente cerca de 1.300 participantes, estabelecendo-se como maior do gênero no Brasil.

 

Para muito além de um espaço de compartilhamento de conteúdo, o Congresso Nacional de Direito do Trabalho e Processual do Trabalho tem como característica o fato de propiciar o intercâmbio franco de ideias, o debate de temas candentes, o aperfeiçoamento constante e o nascimento de novas amizades entre os participantes.

 

Em 2020 e 2021, com a pandemia da covid-19, o Congresso do TRT-15 se reinventou. Diante da impossibilidade de reunir palestrantes e público no Teatro de Paulínia, pela primeira vez o evento foi realizado de forma totalmente virtual, com transmissão ao vivo pela internet. 

 

Neste ano, ainda com a sombra da pandemia, o Congresso Nacional de Direito do Trabalho e Processual do Trabalho do TRT da 15ª Região tem o desafio de seguir a trajetória de constante inovação, com uma proposta inédita de realizarmos o evento em formato híbrido, fazendo do encontro presencial, em novo local, e da internet, durante dois dias, esfera pública propícia para o aperfeiçoamento da sociedade brasileira pelo via da evolução jurídica.